Menu

Blog

04 passos para ter seu próprio app

Ter uma ideia de app que seja único, não importa o objetivo, não é o suficiente – porque o mercado é muito competitivo.

Se você tentar desenvolver um app sozinho e despreparado, isso pode resultar em perda de dinheiro, frustração e erros que podem manchar a sua marca.
Mas com estas dicas, esperamos te dar pelo menos uma inspiração de por onde começar e qual objetivo traçar.

 

01.Realize uma pesquisa de mercado completa
O primeiro passo para ficar por dentro das decisões futuras é uma pesquisa de mercado. É preciso saber as atuais ofertas do ramo e usar esse conhecimento para inserir seu app nas brechas e oferecer uma solução completa para o problema encontrado.

Quando obtiver as respostas, você será capaz de evitar os erros que os concorrentes já cometeram, utilizar as estratégias que funcionam e definir a sua. Há milhões de aplicativos disponíveis e esta é a oportunidade de se destacar.

Para garantir as melhores respostas e um resultado preciso lembre-se sempre de contar com ferramentas ou empresas dedicadas a realizarem pesquisas de mercado. Assim, não sobra espaço para erros

 

02.Defina o público-alvo
Você pode dizer qual é o propósito específico do seu aplicativo? Sabe dizer as diferenças entre ele e seu site, além de suas funcionalidades? Essas são as perguntas chave de desenvolvimento. Traduzir as ideias em uma ou duas sentenças sobre o propósito do app é difícil, mas é um processo central para garantir o sucesso.

Sendo honesto nas respostas garantirá que você não perca tempo em características redundantes ou escolha os públicos errados.

 

03.Construa a estratégia de marketing e campanha de pré-lançamento
Se há um elemento que pode afetar o sucesso do app, é a preparação do mercado. É preciso criar expectativa, aumentar a presença da marca, fazer divulgação e ter presença em vários canais, de preferência na internet.

Você pode achar que é muito cedo para pensar no marketing antes mesmo de ter começado a desenvolver o aplicativo. Contudo, seus esforços terão resultados se criar expectativa antes dele estar disponível.

Os três pilares principais que você precisa ter bem firmes antes de um app é ter a Marca definida (o famoso Branding), a criação de conteúdo deve ser constante e você não pode parar de divulgar. As mudanças acontecem rápido e se você não se acostumar a elas, pode ficar para trás.

 

04.Garanta segurança
Finalmente e não menos importante, é preciso incluir política de privacidade em caso de o programa possuir coleta de informações pessoais dos usuários. Esta política precisa especificar qual informação está sendo coletada e como ela será usada.

O benefício de fazer esta importante tarefa o quanto antes dará tempo suficiente para realizar consultas legais, além de planejar e implementar as medidas de segurança.

A segurança é um ponto chave e é preciso fazer isso no começo do desenvolvimento. As informações dos usuários são os ativos mais importantes da empresa, e ela precisa assegurar o processo na coleta, manuseio e armazenamento destes dados e também gerenciar qualquer risco potencial.

Assim que passar por estes passos de preparação, você estará pronto para mergulhar no desenvolvimento do aplicativo sem distrações e liderar um lançamento e implementação bem-sucedidos!

Ficou com alguma dúvida? Mande um e-mail para fernando@agencianeoplan.com.br

Deixe um comentário