Menu

Blog

8 ações de marketing para aplicar no Instagram

8 ações de marketing para aplicar no Instagram

O marketing é muito importante, principalmente se fizer o uso dele nas redes sociais. Descubra a importância do marketing para Instagram e saiba como construir uma estratégia eficiente por lá. 

O que é marketing?

O marketing é um conjunto de processos que servem para comunicar e entregar ofertas para os consumidores. Ele está ligado ao comportamento de consumo dos indivíduos que interagem com a empresa e de pessoas físicas interagindo com as jurídicas.

O marketing pode ser considerado tudo o que uma empresa faz para atrair, encantar e reter os clientes.

O marketing tem quatro principais pilares, que são:

  • Tecnologia;
  • Tráfego;
  • Conversão;
  • Produto.

Para fazer uso do marketing no Instagram, é feito essas quatro etapas ditas acima.

  1. Tecnologia

É necessário saber usar o Instagram, analisar o que estão buscando e fazer o uso dessa ferramenta de uma forma eficaz. 

  1. Tráfego

Quanto mais seguidores você conseguir ter, melhor será para a sua empresa. Essa atração pode ser feita através da publicação de posts, que sejam de interesse dos usuários.

Para que o público possa ser atraído, é necessário ter um nicho bem definido e ter um conhecimento do seu público-alvo, sabendo dos seus interesses de busca.

Uma forma de ter um alcance maior nas postagens é usando as hashtags, o famoso jogo da velha.

Elas serão aplicadas ao fazer alguma postagem, logo abaixo da legenda da foto ou vídeo. Antes de inserir as hashtags, é interessante fazer uma pesquisa, passando a entender quais palavras estão mais em alta sobre o seu conteúdo. 

Além disso, é importante que as postagens sejam feitas diariamente. 

  1. Retenção

Dessa maneira, os usuários ficam no seu perfil de forma frequente e o Instagram passa a entender o quão interessante é o seu conteúdo, divulgando na página principal de outras pessoas, até mesmo como um anúncio.

  1. Conversão

São as estratégias para motivar o usuário do Instagram a sair da rede social e migrar para o seu negócio, levando ele a fazer alguma compra. 

Essa motivação é feita visualmente, então passará a mostrar seus produtos e os benefícios que eles têm. Os depoimentos dos consumidores são importantes porque transmitem confiança para novos clientes.

CRM no Instagram

O CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta de gestão do relacionamento com o cliente.  

Esse contato é uma grande frente do marketing em que envolve a automação do seu processo nas redes sociais com o comprador. Muitas ações podem ser feitas através do crm grátis.

Por exemplo, quando as pessoas acessam determinados sites, ao lado inferior da tela, ou por alguma parte dela, pode aparecer uma janela com uma sugestão de conversa, essa é uma das funções que o CRM pode oferecer.

Através dessa situação, o cliente poderá entrar em contato com a empresa mencionando o que deseja e até mesmo, o seu problema, dando a oportunidade de conhecê-lo melhor.

  1. Objetivo do CRM

O seu foco principal é automatizar qualquer tipo de contato com o usuário, onde são coletados dados e informações deles, fazendo o controle de leads, que são os futuros clientes. Isso ajuda na organização e encaixe das informações. 

É possível conseguir dados sobre os clientes, como, empresa, e-mail, telefone e até mesmo o seu cargo.

Dá para fazer uma medida de quais páginas ele visita e comenta, entendendo qual tipo de preferência, através de fotos curtidas e até mesmo votações por meio de enquetes.

  1. Enquetes

As enquetes são feitas por meio dos stories do Instagram, que são histórias que permanecem visível aos seguidores por 24 horas.

Essas enquetes podem ser muito eficientes no mundo corporativo. O dono da conta posta uma foto ou um vídeo por enquete e o cliente passa a votar no que ele prefere, além de poder comentar através da caixinha de perguntas ou nos comentários.

Durante um dia, é possível ter acesso a porcentagem da votação, podendo até compartilhar com o público novamente. Isso ajuda a empresa a entender quais são as suas preferências.

  1. Insights

Com o crm gratuito, é possível verificar as ações dos usuários no Instagram através dos insights, que nada mais é do que a visualização das ações do indivíduo na rede como, onde ele mais clica, o que busca, entre outras atitudes.

Com base nas informações e ações, dá-se a oportunidade de melhorar o relacionamento, fazendo com que esse cliente possa consumir mais, ou até mesmo fazer uma primeira compra.

Pipeline de vendas e funil de vendas

Além do CRM, com a plataforma de pipeline de vendas e funil de vendas, é possível acompanhar a trajetória do cliente durante o seu primeiro contato até o fechamento de venda, representando toda a jornada que ele faz. 

O pipeline de vendas consiste em acompanhar e gerenciar o cliente com todo o processo da jornada de compras.

O objetivo principal do pipeline e do funil de vendas é fazer com que um consumidor efetue uma compra em sua empresa.

Durante a sua jornada, o cliente passa por vários momentos que revelam o quão próximo ele está de comprar um produto ou um serviço. Tanto o pipeline quanto o app funil de vendas trazem vários benefícios para a empresa, sendo um deles o monitoramento.

Ele também acompanha os pontos de contato e interação do cliente com a sua empresa, além de ser possível descobrir os reais motivos para os consumidores escolherem sua marca.

Além disso, é permitido fazer a definição do momento de compras, mensurando qual momento o cliente está durante esse período.

Isso passará a definir metas que mostram que o cliente está mais propenso a comprar o seu produto. Esses marcos são importantes para saber quando ele entrou em uma nova etapa do funil.

É preciso entender quais ferramentas devem utilizar para cada momento do funil de vendas em que o consumidor estiver, além de ser um ótimo momento para alinhar o time de vendas e marketing.

O CRM utilizado com as ferramentas adequadas, irá resultar positivamente no marketing e nas vendas, aumentando a lucratividade através de uma boa fidelização do público usando o Instagram. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

Deixe um comentário