Menu

Blog

A importância da gestão profissional nas redes sociais

Marcas se envolvem em polêmicas ao se posicionar de maneira nada profissional perante assuntos delicados.

Por conta da elevada concorrência entre empresas, cada vez mais as marcas tentam mostrar seu lado emocional a fim de se destacar na internet entre os seus consumidores, entretanto, quando se trata de um assunto considerado polêmico, é preciso cautela e muito profissionalismo.

Em uma sociedade cada vez mais engajada, é natural que o público espere posicionamentos sobre assuntos que são de alta importância para eles, mas deve-se tomar muito cuidado para o resultado esperado ser totalmente ao contrário, pois, atualmente, a internet é um espaço de debates acalorados, por isso, toda gestão da comunicação da empresa, deve ser executada por profissionais da comunicação, de preferência, por uma agência com independência hierárquica, com profissionais de diversos departamentos, que executarão ações positivas para as bandeiras levantadas, sempre levando em conta toda história da marca e suas crenças, pois se não, sua marca pode ser enxergada como oportunista.

Temos um exemplo recente da má gestão da comunicação nas redes sociais e falta de um posicionamento lógico com estratégias relevantes para a empresa, em que uma marca de cosméticos resolveu se “inspirar” na tragédia ocorrida em Brumadinho-MG no último dia 26/01, referente ao rompimento de uma barragem da mineradora Vale.

Com o nome de “Brumadinho CLAMA”, a campanha da marca de cosméticos trouxe para as redes, um ensaio fotográfico com três modelos sujos de lama, afirmando que seu objetivo era “mostrar que existe uma marca de cosméticos que se preocupa com a beleza… a beleza da vida”. Nas fotos, os modelos convidados interpretaram as vítimas – por vezes em poses sensuais – do desastre, no que chamaram de “ensaio-protesto”. Veja abaixo algumas imagens da campanha desenvolvida pela marca:

A repercussão para a empresa não foi nada boa, se espalhando por toda rede social de maneira negativa, instalando uma verdadeira crise para a marca. As reações dos internautas na página da empresa no Facebook foram as piores possíveis:

– “Que campanha horrorosa. Enquanto eles posaram para estas fotos, a realidade se impõe de outra maneira. Há 300 pessoas desaparecidas e sob a lama. Falta de humanidade, desejo de aparecer de qualquer maneira”.

– “Apelo desnecessário. Tem forma melhor de protestar”.

– “Pegaram carona na dor dos outros!”

– “Isso não é manifestação. Isso é tentativa de promoção em cima da tragédia alheia. Envergonhada. Nem conhecia essa marca, agora, toda vez que vir, farei propaganda contrária”.

As marcas não estão isentas do risco de errar, mas a forma como a marca lida com estes erros e os próximos passos a serem tomados é o que determina se ela tem o que é preciso para enfrentar e sobreviver a uma possível crise, por isso, antes de desenvolver qualquer ideia de comunicação, é necessário consultar uma agência de publicidade para realizar um trabalho de levantamento de dados e planejamento estratégico. Só assim, a marca conseguirá gerir sua comunicação de maneira fluída e sem parecer apenas falsidade para se promover.

Fique atento, todo trabalho realizado na construção da imagem da sua marca, corre o risco de ruir, por conta de apenas um comentário mal interpretado, por exemplo. As redes sociais são poderosas ferramentas de comunicação e publicidade e quando trabalhadas da maneira correta, a rede social possibilita ao público: conhecer, relacionar-se e fazer negócios com sua marca. Para obter sucesso é preciso que haja estudo do público, direcionamento da linguagem e compreensão do ambiente virtual.

E você, tem alguma dúvida se as suas redes estão sendo bem administradas? Não tenha vergonha, envie-nos um e-mail e tire suas dúvidas. contato@agencianeoplan.com.br