Menu

Blog

Cinco maneira eficazes de engajar sua marca através das mídias sociais

Antes de começar, é preciso dizer que as redes sociais são poderosas ferramentas que toda empresa deve usar em sua vantagem.

De acordo com a Statista, numa pesquisa sobre usuários do Facebook, o Brasil é o 4° país com mais membros no mundo, com uma marca de 120 milhões de pessoas (com Índia em primeiro e EUA em segundo lugar).

E mais: os brasileiros passam em média 1h22min diariamente em redes sociais, segundo estudo da ComScore.

Com esses números em mente, o futuro é brilhante para empresas que querem promover seus produtos e serviços em diversas plataformas de mídias sociais.

Contudo, nem toda rede social tem o mesmo estilo, propósito ou audiência e com tantas opções é importante investir nos canais certos para não desperdiçar orçamento.

Sendo assim, aqui vão algumas dicas que você não pode perder se quiser aumentar sua audiência e consequentemente, suas vendas, usando as redes sociais em 2020.

01. Use as Redes que seus Seguidores Usam
O primeiro passo para aumentar seu engajamento, é descobrir onde seus potenciais clientes estão online e usar os mesmos canais que eles, mas, como você pode descobrir isso?

Primeiro, é preciso fazer uma análise demográfica do seu público-alvo. Você pode se basear no perfil dos clientes atuais ou tentar encontrar características em comum de alguma audiência que ainda não tenha sido alcançada. Por exemplo, sua marca está passando por um rebranding e tenta vender para mães pela primeira vez ou fazendo uma campanha de marketing para estudantes e tenta aumentar a presença online da marca onde eles passam mais tempo.

Quando se descobre quem compra seus produtos/serviços (ou quem você quer que se torne seu comprador), fica mais fácil entender quais as principais plataformas que essas pessoas usam.

Também é importante entender se vale a pena sua marca estar em todas redes sociais, lembre-se que gastar seus recursos de maneira ampla e pouco específica é demorado. Em alguns casos, tal ação pode ser um prejuízo ao invés de um investimento.

Algumas dicas para se lembrar:
– O Facebook é usado pela maioria das pessoas, mas é menos favorito entre o público jovem (entre 18 e 29 anos). Se você procura pelos millennials, deve focar esforços no Instagram, Twitter ou Tik Tok;
– A idade do público alvo não mostra as tendências de compra dele. Certifique-se de que o público escolhido exiba algum comportamento de compra em seus canais preferidos;
– Se você trabalha com um público mais B2B, o LinkedIn para empresas é importante para aumentar a visibilidade da marca entre profissionais e compartilhar o way of work da corporação.

Alcançar esta audiência no habitat deles enquanto estão propícios a comprar, é uma chance maior de aumentar as vendas.

02. Crie bom conteúdo, mas não soe comercial ou agressivo
Enquanto priorizar qualidade e não quantidade soa óbvio, muitos “vendedores” digitais ainda fazem errado. Os usuários são muito esclarecidos. Se for criado conteúdo medíocre, você não terá o engajamento que está procurando.

Em vez de postar muitos conteúdos comuns, gaste tempo criando um conteúdo bom, de qualidade, mesmo que seu perfil seja atualizado menos. Desta forma, você compartilhará o conteúdo em um lugar que você e seus seguidores possam lidar.

Quando criar conteúdo, tente não parecer muito comercial ou agressivo. Leve em consideração que as redes sociais não são apenas canais de compra e venda. A maioria das pessoas as usam para socializar virtualmente.

Não estamos dizendo que as redes sociais não possam gerar vendas. Podem sim, mas a melhor aposta para conseguir compradores é dar conteúdos engajadores e valiosos que os façam querer se tornar compradores.

Algumas sugestões de posts que são uma balança entre o comercial e o útil:
– Imagens inspiradas em situações cotidianas e reais;
– Fotos e vídeos que contém receitas/dicas de como usar seus produtos;
– Compartilhamento de imagens de clientes usando ou se envolvendo com seus produtos/serviços.

03. Torne fácil para as pessoas, comprarem por canais sociais

-Post compráveis no Instagram:
As postagens para compra são uma integração nativa que ajudam os usuários do Instagram a marcar produtos e a comprá-los instantaneamente a partir do feed de notícias orgânico. Quando um fã clica no item, é mostrado a descrição, preço e nome.

-Tags de produtos no stories do Instagram
Através das tags de produtos no Stories, as empresas podem marcar produtos/serviços disponíveis em suas plataformas e-commerce.

-Funcionalidade Swipe Up
As marcas que possuem a partir de 10 mil seguidores, podem conduzir o tráfego para os seus produtos e serviços. O botão “deslize para cima” do Stories é um link que leva o visitante a uma página. Essa é a uma boa forma de gerar leads usando a ferramenta. Você também pode incluir uma CTA no Stories.

-Converta seu perfil em comercial e o formate para ser profissional
Para gerar leads, é preciso conectar sua bio a uma landing page ou site. Contudo, são necessários outros componentes. Diga por que os visitantes devem seguir o perfil; diga o que a empresa faz e quem é e certifique-se de ter uma imagem de alta qualidade no perfil. Resumindo, a BIO deve ter uma proposta de valor-agregado, além de uma CTA (chamada para ação) com um link (aproveite que o Instagram aceita links nesse local, diferentemente das legendas, que não são possíveis inserir links).

-Inclua CTAs nos posts orgânicos
Postar conteúdo atrativo no seu feed é uma boa maneira de atrair leads. Para ter maior alcance, coloque CTAs pedindo as pessoas para que compartilhem o conteúdo em seus Stories.

04. Use o LinkedIn para criar consciência de marca
Como já foi dito acima, você pode colocar um foco B2B nesta rede social, em que sua empresa pode criar parcerias estratégicas, gerar leads e criar consciência de marca da seguinte forma:

-Grupos
Outro benefício de usar esta rede é a capacidade de criar um grupo para a marca. Isto permite que seja realizado discussões voltadas ao ramo do seu negócio. Também é uma boa oportunidade de criar uma comunidade direcionada a sua expertise, serviço ou produto. Os grupos oferecem ótima visibilidade para um negócio porque o logo aparecerá em cada perfil de membro.
Os administradores podem postar várias mídias como imagens e vídeos. As notificações instantâneas permitem conversas em tempo real de forma fácil.
Atualmente há milhões de grupos nesta rede. Para se destacar, incentive os membros a serem ativos. Por exemplo, deixe os membros atualizarem o grupo, assim outros membros terão benefícios deste conhecimento.

-Tela de programação de anúncios
Com essa ferramenta, você pode aumentar a visibilidade online da sua marca no LinkedIn.
A tela de anúncios é mostrada na coluna direita na versão para desktop.
Algumas vantagens a se considerar contra outras plataformas de anúncios, é que essa rede social mostra apenas um anúncio por página, além de ser posicionado acima do cabeçalho, possuindo visibilidade de mais de 80%.

05. Anúncios pagos nas redes sociais
Fazer publicações frequentes e responder comentários nas redes não é suficiente para aumentar as vendas ou até mesmo o seu engajamento. A estratégia mais adequada para alcançar este objetivo é através de anúncios pagos.
Enquanto o alcance orgânico só diminui, a mídia paga ajuda a alcançar e aumentar a audiência rapidamente.
Toda plataforma social tem ferramentas de anúncios. O Facebook, por exemplo, possui grande variedade de ferramentas para desenvolvimento de público. Isso aumenta as chances das empresas desenvolverem campanhas de sucesso.
O mais interessante é que o Facebook permite que sejam feitas publicações com diversos objetivos. Confira alguns deles:
– Cliques;
– Alcance;
– Impressões;
– Engajamento.

Além do mais, seus resultados podem ser personalizados dependendo dos objetivos.

Conclusão
Cobrimos algumas das estratégias mais efetivas para aumentar suas vendas através de redes sociais (LinkedIn, Facebook, Instagram etc.)
Esses métodos envolvem presença ativa onde seus prospectos estão e criação de conteúdo educacional otimizado, sem foco no objetivo de vendas apenas.
Todas essas estratégias de mídias sociais servem para reduzir conflitos, descartar todos os procedimentos que podem causar desinteresse aos possíveis clientes e, principalmente, aumentar o engajamento dos seus seguidores perante sua marca, podendo gerar uma consequente venda.

Deixe um comentário