Menu

Blog

Como as mudanças de privacidade afetarão o Marketing

Como as mudanças de privacidade afetarão o Marketing

Como as mudanças de privacidade afetarão o Marketing

A privacidade dos usuários tem sido cada vez mais respeitada. Em janeiro desse ano, foi anunciado pelo Google, que o Chrome não terá mais suporte para cookies, assim como seus concorrentes, Safari e Firefox. A partir desse momento os profissionais de marketing já começaram a se preocupar.

Seguindo essa mudança, a Apple decidiu modificar as políticas de privacidade na última versão oficial do seu sistema operacional, o iOS 14. Essas alterações permitem que o usuário tenha a opção de desativar esse compartilhamento de dados.

Tais mudanças dificultam e limitam o rastreamento de publicidade. Para os profissionais de marketing isso é algo bem ruim, já que, até então, tais complementos ajudavam na mensuração, identificação de gostos, preferências de consumo e entrega de publicidade. Agora, para atingir o mesmo nível de efetividade nas estratégias será necessária uma grande adaptação.

Todos os pontos principais de uma estratégia de marketing digital serão afetados. Rastreamento, otimização, relatórios, atribuição, segmentação e entrega. Isso impedirá a organização das conversões por sexo, idade ou região,  e também uma diminuição no tamanho de grupos alvo (causando entregas imprecisas) e mesmo com o usuário permitindo o rastreio, o limite de eventos que poderão ser rastreados agora será no mínimo a 8 por domínio.

O que achou dessas mudanças? Apple foi egoísta ou fez certo em priorizar a privacidade dos seus usuários?

Deixe um comentário