Menu

Blog

Como sites institucionais ou e-commerces podem alavancar suas vendas em 2020

A menos que você não queira desenvolver sua marca, ou a marca em que você trabalha, você precisa de um site bem estruturado e responsivo.
As melhores vantagens são: sua loja online não está presa ao horário comercial e é uma ótima ferramenta de propaganda.
Um site não é apenas sobre vender, mas também oferecer valor aos usuários.
Se você não tem certeza que um site bem estruturado pode te ajudar financeiramente, listamos SETE motivos para te convencer. Confira:

01. Concentre Prova Social em um lugar
Noventa por cento (90%) dos consumidores afirmam que avaliações online influenciam suas decisões de compra (em uma pesquisa realizada pela Dimensional Research).
Sua empresa pode ter avaliações no Google ou Facebook, mas você pode unir o útil ao agradável as disponibilizando no mesmo lugar: o site da sua marca.
Como novas pessoas estão procurando seu produto online, incluir opiniões de quem já frequenta sua loja é uma boa maneira de impressioná-los.

02. Controle a narrativa
É verdade que não se controla o que dizem sobre você nas redes sociais, mas pode-se influenciar a percepção do público criando sua própria história.
Um blog ou site entrega a mensagem, missão e personalidade da empresa para o público-alvo mais rápido do que mídia impressa.
Além disso, ter opções de compartilhamento para as mídias sociais torna fácil para os visitantes compartilharem o conteúdo com o qual elas se identificam.
Mesmo que sua instituição tenha blog, cuidado com a escrita, principalmente os erros ortográficos, de coesão e coerência. Antes de postar algo, revise no mínimo três vezes, pois a leitura pode ser o primeiro contato que um consumidor tenha com você e se ela for mal escrita ou confusa, este também pode ser o último contato.

03. Todos os concorrentes possuem sites
Consumidores iniciam a jornada de compra com pesquisas, indicações de colegas ou através das redes sociais.
Estudos mostram que setenta e dois por cento (72%) das pessoas pesquisam online antes de comprar algo, seja para encontrar opiniões ou material educacional (de acordo com um estudo da Salesforce Pardot).
Se você não é competitivo, está dando oportunidade aos clientes de comprarem da sua concorrência.
04. Combine seu site com ferramentas de marketing
Ninguém quer trabalhar às três horas da manhã, mas há pessoas online neste horário.
Um site ou e-commerce deixa sua empresa disponível o tempo todo, seja vendendo ou educando o público, mostrando as vantagens da compra além de ser uma ponte entre a marca e o público através de contato direto.
Sua companhia ganha destaque porque alcança público fora da região localizada. A presença online é compatível com campanhas de marketing, como reconhecimento de marca e construção de relacionamento com o cliente, englobando assim quase todos os elementos do fluxo de receitas.
Combinar site com ferramentas de marketing alcança novos clientes, fideliza os já conquistados e gera receita.

04. Sua empresa em destaque nos resultados de pesquisa do Google
A maioria dos consumidores pesquisam antes da compra.
Eles buscam no Google vários termos como “sapatos de couro” ou, se eles sabem o que querem, “sapatos de couro costurados a mão em São Paulo”.
Se não há site, as chances de aparecer nos resultados são ZERO. Mas se há um para a sua empresa, é possível otimizar resultados de pesquisa através de SEO (Search Engine Optimization) que alavanca o site para a primeira página de resultados de forma orgânica.
Isto também pode ser feito através de anúncios pagos com o Google Ads, cujo valor é cobrado por Custo por Clique (CPC) ou Custo por mil Impressões (CPM) que mostram seus produtos ou blog na primeira página. Mas falaremos disso em outro post.

05. Aproveite para implantar um centro de aprendizado para funcionários e parceiros
Além de ajudar seus consumidores, um site pode beneficiar os funcionários e parceiros do seu negócio.
Através de uma página secreta, com um link direto, pode-se postar vídeos, materiais educativos e institucionais que os ajudam em tarefas.
É uma forma rápida de educar seus colaboradores, criando uma cultura empresarial.

06. O seu cartão de visitas
Na maioria das vezes um site é o primeiro contato do cliente, exatamente por isso ele deve causar uma boa impressão. Imagine que ele é como um cartão de visitas e quanto mais bonito e agradável for, maior a chance de converter visitantes em clientes.

Uma maneira de deixar a ferramenta atraente é torná-lo responsivo, ou seja, as dimensões se adaptarem ao tamanho de tela do usuário.
Seja celular ou computador, por serem tamanhos e resoluções diferentes, o layout deverá se adaptar à tela.

07. Atualização sempre
Depois de pronto e online, não pense que seu site está finalizado, porque não está!

A parte mais importante é mantê-lo atualizado, seja em conteúdo ou layout e principalmente os componentes de segurança. Fazendo isso, evita-se que ele seja utilizado de forma maliciosa por outros para gerar spam ou anunciar produtos que não são da marca.

Se é um e-commerce ele hospeda transações, então tenha cuidado com os dados dos usuários, como cartões e documentos. Para sanar dúvidas consulte a LGPD.

A melhor vantagem de mantê-lo atualizado é que a criação constante de conteúdo pode tornar sua organização uma autoridade no assunto, ganhando reconhecimento. Isto cria uma comunidade onde as pessoas gostam, interagem e recomendam a marca.

Desses motivos, qual mais te cativou a melhorar ou ter um site e por quê? Comenta abaixo. Se tiver dúvidas, pode postar que responderemos você.

Deixe um comentário