Menu

Blog

Entendendo a importância do Social Listening

Texto por: Laís Zaramello Costa

Quem não é visto não é lembrado. Isso se aplica ao universo online; ter presença digital consistente e de qualidade é a principal estratégia para o sucesso dos negócios e neste ponto as redes sociais precisam ser vistas e avaliadas com critério e cautela.
Alcançar pessoas certas, no momento certo com conteúdo relevante demanda entendimento e inteligência, para isso precisamos afinar nossa capacidade de Social Listening e melhorar a comunicação verbal. Mas afinal, o que é Social Listening?
Primeiramente não devemos confundir monitoramento de redes com Social Listening, apesar de serem parecidos, não é a mesma coisa. Enquanto o primeiro se limita basicamente à coleta de dados e resposta de perguntas ou comentários sobre sua marca, o Social Listening vai além, extraindo insights das conversas e interações sociais que poderão ser aplicados à sua estratégia de marketing como um todo. A frase de Dan Neely, CEO da Networked Insights, facilita nosso entendimento sobre essa diferença: “O monitoramento vê as árvores, o listening vê a floresta.”

O que é Social Listening, exatamente?
É um processo de acompanhar o que está sendo dito sobre sua empresa, produto ou marca através de tópicos, palavras-chaves, frases que aparecem em todos os canais sociais para que sejam analisados e gerem inteligência de negócios em tempo real.

Mas por que é importante?
Enquanto o monitoramento coleta dados: citações, comentários e interações, o social Listening analisa todos esses dados para: direcionar decisões estratégicas do seu negócio, gerar ideias para campanhas de marketing, criar conteúdo assertivo para seu público, melhorar a experiência do seu cliente e acompanhar o status geral da sua marca, produto ou serviço.

Como fazer isso?
A melhor maneira é fazendo uso de ferramentas digitais adequadas para isso, mas temos alguns passos básicos que podemos seguir:

1. Monitorar: colete informações sobre o que seus clientes estão falando, comentando, interagido e reagindo. Se atente ao que fazem e não só ao que falam.

2. Ouvir: ouça tudo o que puder, mas filtre o que realmente é importante e relevante.

3. Analisar: preste atenção nos detalhes, no comportamento e nas tendências. Existe muitas pessoas falando sobre um determinado assunto? Por que? Faz sentido? Qual impacto que isso pode gerar a curto, médio e longo prazo?

4. Aplicar: use a comparação de dados e ideias para tomar decisões estratégicas. Melhore a experiência do cliente, seja proativo na monitoria de risco e compliance, recrie produtos e serviços, remodelo o marketig e vendas.

E aí, como está o seu negócio no “mundo online”? Se ficou com alguma dúvida, entre em contato com a gente!

Deixe um comentário