Menu

Blog

Identidade visual na sua estratégia

Identidade visual na sua estratégia

Muitos empreendedores estão migrando seus negócios para o digital. Não é algo estranho, já que o crescimento das redes sociais e a expansão do mercado para esses ambientes tem acelerado em um ritmo frenético. Porém, para se destacar e alcançar um lugar de respeito nesse ambiente, é preciso ter uma apresentação marcante, diferente e que identifique facilmente a marca em meio a tantas outras. É aí que a identidade visual entra.

Composta pela combinação visual de elementos, incluindo fontes, formas, e logotipos, a identidade visual é muito importante para dar sentido às campanhas e projetos realizados por um negócio. Garante um reconhecimento e uma referência visual do que é a marca, do seu nome e até mesmo os produtos que são oferecidos. Ou seja, cria uma experiência para o público desde o conhecer, adquirir, até o momento de propagar aquilo que seria a marca.

Percebeu a importância da identidade visual? Agora vamos entender um pouco dos benefícios que ela traz para a estratégia de marketing digital.

Padronização

Definir o padrão é muito importante. Seja nas postagens, nos stories, na distribuição dos ícones, tudo isso quando colocado de forma continua e sempre seguindo a mesma linha, com as mesmas cores e formas, gera reconhecimento e associação de marca, por justamente ter uma identidade fundamentada, marcante e padronizada.

Estilo

Desenvolver um estilo próprio, chamativo e que converse com o padrão estabelecido. Quem não reconhece o M mais famoso do mundo? Não precisa nem ver o restante das cores e layout para saber do que se trata. Houve muito investimento para criar uma marca autônoma e com estilo próprio. O que isso quer dizer? A marca é lembrada e reconhecida por elementos que estão presentes na estilização. Se você vê um M amarelo, gigante e com as pontas arredondadas, você sabe que é o McDonald’s. Agora, se você vê um M amarelo, gigante, porém com uma forma comum, provavelmente não fará a mínima ideia do que se trata. Isso é estilo.

Agilidade

Com toda uma identidade predefinida, o processo de criação de novas peças fica mais rápido, justamente por não ser necessário criar nada do zero. Não é por uma questão de só fazer as coisas mais rápido e pronto, mas porque seguir o padrão que já está definido, transmite profissionalismo e unidade.

Profissionalismo e valorização de marca

Através da identidade é possível comunicar todo o nível de profissionalismo que os produtos e serviços oferecem. Por ser uma coisa ainda não muito comum, as empresas que fazem, recebem um maior destaque e sobem no conceito dos consumidores, isso ocorre por evidenciar que é uma marca comprometida e séria, resultando numa valorização da marca. É como se aumentasse a credibilidade daquilo que se oferece.

Depois de tudo isso definido e bem fundamentado, é hora de colocar sua estratégia de marketing digital em funcionamento.

É importante ressaltar que todos os elementos que compõem uma identidade visual necessitam de conhecimentos técnicos e conceituais que só um profissional entende e pode aplicar com excelência.

Deixe um comentário