Menu

Blog

INVESTIMENTOS EM PUBLICIDADE DIGITAL SUPERAM A TV

INVESTIMENTOS EM PUBLICIDADE DIGITAL SUPERAM A TV

Até alguns anos atrás as propagandas veiculadas nas televisões dominavam os investimentos. Todas as marcas disputavam para ter espaço no comercial da novela das 21h na Globo, e, claro, pagavam o preço que fosse, pois, aquela era uma das maiores fontes de exposição que se tinha na época. Mesmo com a internet em ascensão ainda não se conhecia o poder mercadológico que no futuro ali estaria.

Os primeiros indícios de que o mundo digital viria a sustentar todo um “novo mercado” começaram a aparecer após o surgimento e popularização de redes sociais como o Facebook, o YouTube, que permitia consumir muitos conteúdos de forma gratuita, e mais à frente, o Instagram. Com os anos essa questão foi ficando cada vez mais forte e visível, principalmente quando as pessoas começaram a passar mais tempo usando os smartphones, compartilhando e consumindo conteúdos, do que na frente da televisão.

Agora chegou a era. Era essa que vinha sendo comentada e aguardada há algum tempo: os investimentos em publicidade digital superaram os investimentos em TV no Brasil. O digital com 43.0% ultrapassou a TV com 36.3%, uma diferença de 7.3% que pode até parecer pouca, mas que ainda aumentará muito mais, já que essa é a tendência daqui para frente.

QUAL A DIFERENÇA DA MÍDIA TRADICIONAL PARA A MÍDIA DIGITAL?

Antes de falar sobre elas, precisamos entender as diferenças de ambas. Cada uma possui estratégias, táticas que trazem efeitos e resultados distintos. 

As mídias digitais são aquelas que utilizam internet, geralmente possuem como veículos as redes socias, blogs, e-mails, YouTube, dentre outras inúmeras opções.

Já a mídia tradicional utiliza meios como: jornais, rádio, televisão, panfletos, flyers, etc.

CARACTERÍSTICAS QUE BENEFICIAM A MÍDIA DIGITAL

Sempre se renova

O marketing digital está em constante mudanças e evolução. A todo momento novos meios surgem, o público cresce exponencialmente e as novas maneiras de conexão com ele sempre surgem. Ou seja, dificilmente fico obsoleta ou desatualizada.

Resultados a longo prazo

Os canais digitais de um negócio devem estar sempre atualizados e seguir constantemente marcando presença para criar aproximação e conexão com seu público.  Esse trabalho é demorado e comumente traz resultados mais a longo prazo.

Mensuração

Métricas são gravadas a todo momento, onde é possível analisar os dados e traçar as estratégias de acordo com o que se analisa. Além disso, é possível mensurar quais canais e conteúdos trazem mais engajamento e retorno. 

CARACTÉRISTICAS DA MÍDIA TRADICIONAL

Custo elevado

Uma publicidade veiculada em mídia tradicional geralmente tem o preço muito mais elevado do que a mídia digital.

Impossibilidade de mensurar

Não há a possibilidade de saber quantas pessoas foram impactadas por um anúncio, se gostaram do que viram ou até mesmo quanto tempo ficaram olhando.

Falta de engajamento

No digital há a possibilidade de criar um diálogo com a persona e interagir de forma mais direta, criando assim um vínculo. Já na mídia tradicional isso se torna algo difícil, já que é só a marca falando com um possível cliente, sem a interação que as outras mídias digitais possibilitam.

Ser ignorado

O marketing tradicional costuma ser um pouco mais invasivo, enquanto no digital geralmente só se é impactado porque procura sobre uma marca, empresa ou através dos gostos e interesses. Já uma propaganda no rádio, por exemplo, a pessoa pode ignorar por não estar interessada naquilo que está sendo passado.

O QUE ESSA MUDANÇA CAUSARÁ, AFINAL?

O posto e a importância das mídias tradicionais no País nunca serão apagados e inclusive continuarão com a importância que sempre tiveram. O que está mudando aqui é que as empresas e marcas estão prestando atenção na forma como as pessoas estão agindo e acompanhando esse movimento.

Sendo assim, no digital é mais fácil de ter e captar a atenção das pessoas e a capacidade de mensurar e estar por dentro de tudo o que é veiculado, é muito maior. A mudança tem a ver com o controle que as empresas tem em saber como está o desempenho e os consumidores que controlam se querem ou não ver.

Deixe um comentário