Menu

Blog

O fim do alcance orgânico nas fanpages – E agora, o que fazer?

 

Recentemente o Facebook realizou algumas mudanças no seu algoritmo e dentre elas está o fim do alcance orgânico para contas de marcas, ou seja, colocando menos relevância para publicações de fanpages de marcas e priorizando postagens de amigos. Esse comunicado causou desespero em grande parte dos gestores de marketing, entretanto, pode ser uma grande oportunidade, se bem administrado.

 

Conteúdos mais relevantes e que engajam o público:

Segundo o Facebook, os posts que obtiverem maior interação do público vão conseguir maior destaque e aparecer mais na timeline, pois é considerado que se gerou algum tipo de reação, foi relevante. Por isso que essa mudança é a oportunidade para quem já realiza um bom trabalho de conteúdo nessa rede social sair na frente dos concorrentes que apenas publicam propagandas.  Mas lembrando que o alcance orgânico no Facebook é irrelevante e isso vale para postagens patrocinadas.

            Já está mais que comprovado que os usuários do Facebook não estão na plataforma para visualizar propagandas, por isso, as marcas precisam desenvolver conteúdos e informações de interesse do seu público. Por isso, nessa nova era do Facebook, a quantidade de postagens não é equivalente a qualidade das mesmas, ou seja, mais vale um conteúdo pensado do que diversas postagens sem sentido. Se sua agência não pensa com estratégias desse tipo, chegou a hora de rever seu contrato.

 

Oportunidade para marcas que entendem a importância do investimento no Facebook:

O fim do alcance orgânico (não pago) faz com que as marcas sintam a importância em alocar mais verba para o impulsionamento e dessa vez, o investimento não é uma opção, mas sim uma condição, ou seja, quem não impulsionar, não irá mais aparecer. O investimento nessa plataforma continua valendo e sendo benéfica para as marcas, pois no Facebook é possível segmentar o seu público e atingir mais assertivamente, contando ainda com relatórios de resultado, diferente de outras mídias, como por exemplo, o outdoor, em que não é possível adivinhar a quantidade de pessoas impactadas pelo anúncio.

 

Novas oportunidades para a sua estratégia digital:

Essa é a oportunidade para gestores de marketing criar meios alternativos e adicionais para as estratégias de marketing digital da marca. Concluindo: quem sabe produzir conteúdo para o Facebook e sabe investir em novas estratégias, que reduzam a dependência da empresa em relação a rede social, essa mudança é uma ótima notícia e significa explorar novas oportunidades em marketing digital.

A Agência Neoplan possui profissionais qualificados para lhe auxiliar nas suas estratégias no Facebook e entende a importância de conteúdos de qualidade nessa plataforma, através de produção de conteúdo relevante para seu público, anúncios patrocinados, ações com influenciadores, formatos especiais, relatórios de resultado e análise estratégica, Sac 2.0 e monitoramento de métricas e muito mais. Entre em contato conosco através dos nossos meios de comunicação e fique por dentro de todos nossos serviços.

A Agência Neoplan agradece a sua visita! Até a próxima <3