Menu

Blog

O Perfil das Redes

O Perfil das Redes

Entendendo o público das redes sociais

As redes sociais estão presentes em todo o mundo. Cerca de 4,7 dos mais de 7 bilhões de pessoas vivendo ao redor do mundo, acessam a internet e as redes sociais diariamente. Elas têm acesso direto da palma da mão usando o smartphone: esse dispositivo que criou um mundo secundário e paralelo ao mundo real.

Atualmente é um dos principais meios que as empresas usam para promover suas marcas, produtos e serviços, visto que contempla um raio maior de pessoas e permite atingir um público especifico através dos anúncios e campanhas patrocinadas, que são feitos por uma agência de marketing ou agência de publicidade.

Em tipos e quantidades de redes sociais há milhares. Temos as mais famosas como o Facebook, Instagram, Twitter e Youtube e até redes sociais regionais de cada parte do mundo como o Youku Tudou (o Youtube da china), e até mesmo o WeHeartIt, rede social brasileira parecida com o Pinterest. Existem as redes sociais de vídeos, de fotos, de estudo, de aprendizado de idiomas e muitos outros nichos.

Com a pandemia do COVID-19 e o isolamento ocorridos em 2020, as pessoas passaram mais tempo com o smartphone. Muitos que não usavam começaram a usar e novas redes, como o TikTok e o Kwai, começaram a ganhar ainda mais força.

Mas vem cá, você já pensou em conhecer os perfis das pessoas que mais acessam as maiores redes sociais, incluindo informações como sexo, idade, classe social, e o tempo médio de uso? A Opinion Box, empresa especializada em pesquisas de mercado, fez uma pesquisa sobre o perfil dos usuários das redes sociais. A coleta de dados foi feita entre dezembro de 2020 e junho de 2021, com 6807 entrevistados.

As principais redes sociais foram apuradas: Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, YouTube e TikTok (a mais recente e também a que apresentou um crescimento estratosférico desde o último ano). O perfil de usuários que será descrito a seguir é atualizado com dados de 2021.

Na análise foi apurado que em todas as redes sociais as mulheres lideram a porcentagem de uso, sendo que o Instagram é o único em que o público fica dividido igualmente em 50% homens e 50% mulheres.

No quesito de faixa etária vimos que em todas as redes o público que mais se destaca é aquele com idades entre 30 e 49 anos, sendo que no Facebook eles representam 50% dos usuários e no LinkedIn 51%. O público entre 16 e 29 anos ocupa o segundo lugar. O TikTok e o Twitter são as que apresentam maior porcentagem de usuários de 16 a 29 anos, sendo 42% no TikTok e 42% no Twitter.

As classes sociais que mais acessam as redes sociais são majoritariamente B, C e D sendo o TikTok a que possui maior porcentagem com 83% dos usuários nessa classe. As porcentagens das classes A e B variam de 17% a 21%.

Em relação à frequência de uso 39% dos usuários do Facebook acessam a rede várias vezes ao dia e em 2º lugar 26% acessa uma vez ao dia, no Instagram 50% diz acessar várias vezes ao dia e 23% acessa uma vez ao dia.

No LinkedIn 35% dos usuários acessa uma vez na semana e em 2º lugar 22% acessa uma vez ao dia. No TikTok 38% dos usuários diz acessar o app várias vezes ao dia e 37% acessa uma vez ao dia.

Já no Twitter 29% acessa uma vez ao dia e 25% acessa várias vezes ao dia. No YouTube 44% afirma acessar várias vezes ao dia e 27% uma vez ao dia.

Nós sabemos que as redes sociais são usadas por tanta gente, mas as vezes não conseguimos definir qual o perfil do público especifico que cada uma possui. Depois dessa matéria ficará muito mais claro na mente quem são as pessoas que usam.

Quer ver o infográfico completo? Acesse aqui!

Você também pode acessar os ínumeros outros posts aqui do nosso blog. Confira.

Deixe um comentário