Menu

Blog

O Posicionamento das Marcas

O Posicionamento das Marcas

Muito tem se falado sobre posicionamento de marca, conceito esse que tem a ver com uma estratégia de branding na qual se trabalha a visão e a percepção que o público terá referente a uma marca. O foco dessa estratégia é ocupar um lugar único no coração e na mente do consumidor.

Nessa etapa o valor e os benefícios do produto já precisam estar definidos e fundamentados, pois o foco é fazer a marca ser reconhecida pelos clientes. A primeira coisa a se levar em consideração é que o posicionamento não ter a ver com a forma que as pessoas enxergam a marca, e sim a forma como quer que eles enxerguem, a maneira pela qual se quer que seja reconhecida.

Para definir o posicionamento é necessário antes saber a quem o produto de destina (quem é a persona), qual dor o produto resolve, já que há duas necessidades que guiam o consumidor: resolver uma dor ou gerar prazer. E, por fim, é preciso entender qual o diferencial frente a concorrência. É interessante nesse quesito buscar os valores que destacam a marca das demais.

Marketing e comunicação

Para tirar o posicionamento do papel é preciso colocar em ação algumas estratégias, e a comunicação é essencial nesse processo, pois ajuda a estabelecer diálogo e interação com o público, por isso é importante que o marketing seja constante, consistente, focado e coerente, ou seja, se é comunicado que um produto tem a melhor garantia, não poderá haver falhas quando um cliente tiver problemas e precisar acionar essa garantia.

É necessário ter em mente, também, que não adianta nada criar uma campanha matadora, colocar para circular em vários veículos e logo depois sumir, ficar meses sem nenhuma comunicação, sem movimentar as redes sociais ou dialogar com o público alvo.

A experiência

Entretanto, não se pode apenas comunicar. A experiência do cliente contribui, e muito, para um posicionamento eficaz e efetivo. Desde a usabilidade de um aplicativo, até o ambiente de uma loja, a exposição de um produto e o pós atendimento de qualidade, garantem que tudo o que é comunicado seja comprovado.

Muitas vezes a empresa pode ter uma imagem ruim perante o público, porém a experiência do usuário é muito boa. Por isso é necessário que haja um equilíbrio entre a comunicação, o posicionamento e o zelo com a imagem da marca em questão.

Por isso que antes de implantar um novo posicionamento, ou até reposicionar, é preciso realizar uma pesquisa para entender qual a percepção que o público tem da marca, quais os atributos e valores são associados a ela.

Viu só? O posicionamento, dentro do branding, é muito mais importante para o sucesso e fortalecimento de uma marca e envolve muito mais do que se imaginava. Bora deixar sua marca na mente dos consumidores?

Deixe um comentário