Menu

Blog

O que deve ser prioridade em um site corporativo?

Confira tópicos detalhados com os pontos mais importantes para se observar no site de uma empresa

O objetivo principal de um site corporativo é garantir que a empresa ganhe mais visibilidade na internet e, por consequência, consiga colocar em prática suas estratégias, reunindo todas as informações importantes para o público-alvo em um só local.

Alguns pontos são essenciais no site de uma empresa. Para começar, as informações mais importantes devem estar presentes na página inicial ou devem ter fácil acesso por ela, como, por exemplo, os seguintes conteúdos:

1-O que é a sua empresa?
2-O que ela faz ou vende?
3-Como encontrar a empresa ou produtos da marca?
4-Como entrar em contato com o seu negócio?

1-O site deve possuir a personalidade da empresa:
A personalidade da empresa, deve ser incorporada em cada elemento do site, desde o layout – que deve ser condizente com a identidade visual, por exemplo – o conteúdo que deve ser compatível com os valores do negócio, até as funções do site. Nessa última, você deve ficar atento quais funcionalidades são relevantes para o seu público.

2-Conhecer o Cliente da Empresa:
Quem vai acessar o site da empresa? Tomando como base a resposta para essa pergunta, é possível arriscar-se numa página inicial mais inovadora e fora dos padrões, por exemplo.

3-Funcionalidades para o site Corporativo:
Na verdade, as funcionalidades que o site de uma empresa deverá possuir, vai depender das necessidades do negócio. Por esse motivo, você deve listar tudo que o site pode fazer para encurtar o caminho entre a empresa e o cliente.
De acordo com o seu tipo de negócio, você poderá escolher o que as pessoas devem fazer quando entram no site. Veja algumas funcionalidades que podem otimizar a navegação do usuário:
Chat Online: Possibilidade de conversar com o seu cliente em tempo real, diretamente do site;
Formulários de Contato: Através de formulários o cliente tem a possibilidade de enviar uma mensagem pelo site direto para o e-mail do setor responsável que o usuário precisa contactar;
Botões de Contato Rápido: Botões do WhatsApp, Formulário e Ligue-me fixos na lateral do site que acompanham a navegação do cliente por todas as páginas;
Compartilhamento nas Redes Sociais: Possuem compartilhamento nas redes sociais;
Tradução Automática: Possibilidade que o site seja traduzido para 95% dos idiomas falados no mundo.
Newsletter: Se a sua empresa possui muitas novidades a serem mostradas, através desse recurso, a empresa consegue manter o contato com aqueles que têm interesse;
Ou seja, um site pode incluir galeria de fotos, inúmeras páginas de produtos, área de blog, vídeos e muito mais. A questão a se pensar é sempre o que fará diferença para o cliente da sua empresa.

4-Produza conteúdo relevante relacionado com o seu produto ou serviço:
Todo o conteúdo do seu site, partindo do textual até o visual, deve ser relevante para o cliente da empresa. Com relação aos conteúdos gerais do site, como por exemplo, os blogs posts, tenha sempre o cuidado de incluir as palavras-chave específicas em cada post, repetindo elas algumas vezes, para que os mecanismos de busca entendam do que se trata o conteúdo.
Essas palavras-chave, devem ser relevantes para a empresa em questão, ou seja, relacionadas com ela, pois o objetivo de qualquer site é ser encontrado por seus clientes em potencial e esses, realizam pesquisas utilizando essas palavras-chave.

5-Foque no UX
O user experience, ou UX, trabalha com questões funcionais e práticas no site, mas também levando em consideração a parte emocional do público-alvo, buscando entender a experiência que o consumidor tem ao usar o site da empresa.
Atualmente também é importante que o site seja responsivo, ou seja, se adaptando ao tamanho das suas páginas (alteração do layout) ao tamanho das telas que estão sendo exibidos, como as telas de celulares e tablets, pois com o uso intenso dos dispositivos móveis, o cliente provavelmente realiza suas pesquisas através de um dispositivo mobile. Entender o contexto das buscas dos clientes é crucial.
Ao pensar em como criar um site, é fundamental fazer alguns testes. Veja, por exemplo, se ele será capaz de oferecer uma boa experiência aos usuários — e monitore seus resultados para entender com tem sido o retorno dos investimentos feitos.

6-Fácil Gerenciamento
Com um painel de controle amigável, a tarefa de atualizar o conteúdo do seu site ficou fácil. Qualquer pessoa sem conhecimento técnico conseguirá gerenciar o site. Você poderá adicionar textos, posts, fotos, vídeos, promoções e outros conteúdos com facilidade e autonomia.


7-Marketing Digital Focados no Site

Ter um site responsivo e otimizado é o primeiro passo para um site corporativo. Entretanto, um site sem visitantes de nada adianta para a empresa que ele representa. O desafio, então, é desenvolver um site que atenda as expectativas dos clientes, mas também fazer com que este site apareça na rede. Por esse motivo, devem ser realizadas ações que direcionem o tráfego a ele, da mesma forma que todas as outras plataformas usadas devem ter seus links inseridos — como as redes sociais, por exemplo.

Quer saber mais informações de como construir o site da sua empresa? Entre em contato conosco!