Menu

Blog

Saiba como ter um bom desenvolvimento na web

Saiba como ter um bom desenvolvimento na web

O marketing digital se mostra cada vez mais necessário para as empresas que investem no ambiente virtual, e relacionam o desenvolvimento na web com a possibilidade de atender um maior número de consumidores. 

Dessa forma, é preciso saber a diferença primordial entre lojas virtuais, marketplaces, e-commerce, e como as ferramentas podem contribuir para ter sucesso comercial e alavancar os negócios junto ao público-alvo, inclusive, como entender algumas práticas para melhorar esse desempenho independentemente do canal. 

Há diferentes estratégias que podem ser empregadas dentro do marketing digital, entre as quais pode-se destacar:

  • Inbound marketing.
  • Marketing por influência;
  • Marketing viral;
  • Marketing de conteúdo.

Cada um desses pontos serão explorados a seguir, buscando apresentar as vantagens e benefícios de cada um, e como utilizá-los dentro de um planejamento de marketing digital da melhor forma possível. 

Avanços do marketing digital ante o tradicional

A publicidade tem muita história, pois está presente no dia a dia da sociedade moderna há muito tempo. 

A divulgação de produtos e serviços no formato como é conhecido acontece desde meados do século XVIII, e vem se aprimorando e se adaptando ao longo do tempo.

A verdade é que, diante da evolução da tecnologia, até os tempos atuais, o que se observa é que a internet se provou um campo vasto para ser explorado, e o marketing digital toma conta, a cada dia que passa, dos planejamentos das mais diferentes campanhas publicitárias. 

Sendo assim, é possível observar que muitos aparelhos eletrônicos que fazem parte da rotina das pessoas tendem a ser um canal de vendas, ou uma vitrine, mesmo que virtual, para bens de consumo, dos mais simples aos mais complexos. 

Portanto, estar presente no vasto mundo que a internet propicia é uma obrigação para as empresas que querem se destacar. 

Vale lembrar que, sempre que um espaço não é ocupado, a concorrência aproveita a oportunidade e se apropria de forma contínua e amplia a carteira de clientes.

Logo, é preciso compreender que o marketing digital é essencial, mesmo que seja trabalhado em conjunto com o marketing tradicional, aquele em que é aplicado em diferentes mídias, como:

  • Anúncios de jornais e revistas;
  • Banners e panfletos;
  • Intervalo entre programas de rádio e TV;
  • Outdoor e busdoor.

A verdade é que essas mídias ainda são muito utilizadas e úteis para a divulgação de marcas, produtos e serviços. Porém, é muito importante que o marketing digital seja levado em consideração, dados os números relacionados às pessoas conectadas à internet.

A exploração de equipamentos eletrônicos

A população está em contato com a tecnologia a todo instante, e isso é observado até mesmo dentro de um transporte público, por exemplo, em que diversos painéis são instalados em vagões de metrô e ônibus metropolitanos e apresentam publicidade em formato digital.

Mesmo as mídias tradicionais permitem uma confluência entre o popular e conhecido e a exploração dentro da web que permite a pesquisa sobre tratamento de ozônio para emagrecer no setor de estética.

Basta identificar a presença de um QR code em uma propaganda em uma página de revista ou um vídeo publicitário, apontar a câmera do celular com acesso à internet, e logo ele direciona para um site específico, como uma loja virtual ou um e-commerce.

Com isso, é possível estabelecer um limite visível em que o tradicional se amplifica com a aplicação de equipamentos eletrônicos que permitem explorar o mundo virtual e ter à disposição uma vistoria cautelar moto de forma gratuita e ágil, por exemplo.

Os equipamentos desenvolvidos como assistentes virtuais, por exemplo, estão sendo disponibilizados em projetos que viabilizam a automação residencial. 

Neste sentido, as compras podem ser realizadas com comando de voz, em um site específico de compras, com toda a comodidade que muitas tecnologias proporcionam para a sociedade. 

A personalização de cada empreendimento

Assim como as lojas físicas, os sites de compras, e-commerces e marketplaces possuem uma estrutura própria, em que a navegação deve ser fluida e instintiva. 

Para que isso seja ainda mais otimizado, os estabelecimentos comerciais que existem no mundo virtual podem contratar uma empresas de consultoria tributária para facilitar ainda mais a vida do consumidor.

Para isso, propõem uma parceria junto aos clientes, em que todos saem ganhando. A empresa porque tem um empreendimento personalizado disponível em forma de aplicativo em tablets e celulares.Os clientes pela facilidade de compra com apenas alguns cliques. 

A aplicação do inbound marketing no dia a dia

O desenvolvimento na web é expandido a partir da aplicação de estratégias como o inbound marketing, ou marketing de atração. 

As empresas utilizam iscas virtuais para angariar potenciais clientes, ou leads, como são tratados enquanto empreendem a jornada de compra em um funil de vendas proposto pelas lojas virtuais e outros modelos de empreendimentos comerciais na internet. 

Essa estratégia visa 4 etapas distintas, que são empregadas de forma específica, sendo elas:

  • Atração;
  • Conversão;
  • Venda;
  • Retenção.

Cada um desses pontos são aplicados em partes distintas, e por isso é importante conhecer qual a melhor forma de trabalhar cada um, e qual o momento mais apropriado.

  1. Atração de leads para o site

O primeiro passo é atrair os leads por meio de iscas digitais, como a oferta de produtos em promoção, disponibilidade de e-books gratuitos ou formação de turma para participação em um webinar exclusivo.

Essa é uma forma de atrair, mas também de captar os dados para que a relação com o cliente seja mais próxima, procurando entender as necessidades e os anseios em relação ao que pode ser oferecido.

  1. Conversão de lead para cliente

Nessa etapa é necessário apresentar soluções significativas para o lead, em relação a um problema apontado. 

Pode ser a procura por um escritório de advocacia ou uma empresa de manutenção de ar condicionado rj, especializado em um setor específico da área produtiva. 

A conversão ocorre quando se apresenta um projeto que pode ser adaptado à realidade da organização ou instituição. Ou um planejamento estratégico para garantir a saúde financeira de uma empresa e a manutenção do setor administrativo devidamente ativo.

  1. Venda pode incluir facilidades de compra

Assim que são apresentados todos os tipos de solução para uma lead, cabe a essa pessoa decidir se continua no estado que está, ou então se torna um cliente, mas ainda é possível direcioná-lo a evoluir no funil.

A partir do clique sobre o botão para finalizar a compra, isso determina que ele é um cliente, porém toda a jornada em que está inserido. 

No caso das lojas virtuais, a entrega pode demorar um período pré-determinado, e então entra a última etapa, que trata da retenção do cliente. 

  1. A retenção e o encantamento do cliente

O setor de pós-venda deve ser ativo, e o marketing digital deve continuar nutrindo o cliente com informações importantes e, assim, garantir a fidelização tão desejada. 

O encantamento pode ser percebido quando o consumidor indica a marca, os produtos ou serviços para terceiros, seja de forma pessoal ou por meio das redes sociais. 

Dessa maneira forma-se um ciclo em que o desenvolvimento na web de uma loja pode se expandir de forma exponencial.

Expansão do relacionamento empresa e cliente

A disponibilidade de programas específicos para o fortalecimento da relação entre uma empresa e os consumidores pode ser uma solução eficiente para toda a organização empresarial.

O emprego de um software de um projeto eletrico completo, por exemplo, varia conforme a personalização e necessidade de cada empresa pode ser voltada para o CRM (Customer Relationship Management), ou seja, gerenciamento da relação com o consumidor. 

Já uma empresa de jardinagem e paisagismo pode ter uma parceria permanente com uma construtora ou incorporadora imobiliária. Isso propõe um elo que pode ser explorado pelo marketing por influência, na qual a atuação de um envolve o trabalho de outro.

A relação do consumidor é contínua em ambos os casos, e o CRM pode apontar a necessidade em implementar um projeto que inclua um parcelamento de multas campinas para se aplicar em um bem pessoal e ficar livre disso.

Sendo assim, é preciso identificar as necessidades que podem ser aplicadas em modelos B2B (Business To Business) ou B2C (Business To Consumer). Ou seja, um negócio realizado entre empresas, ou entre empresa e consumidor de forma direta.

O CRM também pode apontar outros fornecedores que ajudam a afunilar as parcerias comerciais e empresariais.

No caso do setor da construção civil, a construtora ou incorporadora pode precisar de carvão ativado preço kg de atacado, e assim estreitar a parceria de forma apropriada. 

Marketing viral e de conteúdo utiliza SEO

Para finalizar, é importante estabelecer a necessidade e o que deve ser colocado em prática, como as estratégias de SEO (Search Engine Optimization), ou seja, palavras-chave aplicadas em diversos materiais que podem ser diagnosticados por algoritmos.

A prática de SEO é essencial para o marketing de conteúdo, pois com esta estratégia é possível estabelecer autoridade sobre conserto de câmara fria ou aulas de ensino à distância para a área técnica ou universitária.

O marketing viral pode se apropriar de palavras-chave, e “surfar uma onda” que está se desenhando como tendência, e pode ser momentânea, ou mesmo em materiais mais duradouros.

Em todos os casos, é necessário compreender que o desenvolvimento de um site na web demanda muito trabalho e esforço, porém com recompensas que valem a pena.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário