Menu

Blog

Será que minha empresa precisa de um aplicativo?

Um aplicativo móvel pode atrair os seus clientes e impulsionar os negócios. Confira se é a hora da sua empresa criar um app.

Um site bem desenvolvido é uma necessidade para qualquer negócio, e garantir que funcione bem em dispositivos móveis é crucial. Por isso, as perguntas a serem feitas são:

“Qual a experiência que seu website oferece aos clientes que acessam seu conteúdo via dispositivos móveis?”

“Sua empresa realmente precisa de um aplicativo?”

Fique atento, pois, muitas empresas ainda não utilizam design de website otimizado para dispositivos móveis. Se você é um deles, considere atualizar seu site antes de dedicar sua atenção ao desenvolvimento de um aplicativo. Se seu website já está funcionando bem, convém começar a pensar em custo e claro, analisar o que os seus principais concorrentes estão fazendo.

Outro ponto a ser analisado é a funcionalidade que o seu aplicativo terá perante seus clientes e se ele conseguirá resolver algum “problema”. De acordo com o Localytics , 23% dos aplicativos são usados ​​apenas uma vez e depois abandonados. Se o app não disponibilizar funcionalidades ou conveniência adicional ao seu site otimizado para celular, provavelmente o investimento terá dificuldades para ganhar força com os consumidores. Para resolver essa questão, é interessante fazer a atividade de análise do seu ambiente interno e externo e após encontrá-los, é hora de soltar a criatividade e pensar estrategicamente para enxergar se é válido inserir um aplicativo na realidade da sua empresa para sanar problemas que existem nela ou até mesmo enaltecer seus pontos fortes.

Após analisado a relevância do seu app para os clientes, é hora de adequar o aplicativo dentro das suas estratégias e ações de marketing. Se o seu negócio oferecer um programa de fidelidade, por exemplo, facilitará sua vida e a do seu cliente, diminuindo o trabalho em relação a cupons e otimizando a distribuição de descontos e outros incentivos direcionados. O aplicativo também pode ser um grande aliado da sua marca e de ações de branding e até mesmo na coleta de conteúdo gerado pelo usuário.

Agora você deve estar se questionando se um site responsivo já não é o suficiente e a resposta ainda continua sendo “depende” dos fatores do seu negócio. Além dos pontos que apresentamos acima, dependerá também se seu aplicativo faz utilização das funcionalidades presentes nos dispositivos móveis, como por exemplo, a câmera. Este tipo de aplicativo não age com duplicidade junto ao site, pois oferecem uma experiência do usuário que um site não pode igualar.

Para finalizar, se a resposta a maioria dos fatores acima é positiva e você consegue visualizar o aplicativo integrado a suas estratégias, é hora de desenvolver um app dedicado para sua empresa. Nós da Agência Neoplan estamos aptos a definir, num ecossistema digital, as estratégias e as ações de comunicação a serem realizadas na web a fim de trazer engajamento, presença digital e relacionamento através de conteúdos relevantes para seu público e identificar a necessidade da criação de apps, possuindo experiência em todas as fases do desenvolvimento, desde a arquitetura de informação até UX e UI, focando na experiência do seu cliente dentro do aplicativo.