Menu

Blog

TÉCNICAS DE ENGAJAMENTO UTILIZANDO O MARKETING DE CONTEÚDO

TÉCNICAS DE ENGAJAMENTO UTILIZANDO O MARKETING DE CONTEÚDO

Milhões de pessoas usam as redes sociais diariamente. Esse “mundo digital”
tem se tornado o principal meio para divulgar, posicionar e manter um negócio.
O sucesso depende de inúmeros fatores, e o marketing de conteúdo é um deles,
talvez um dos que mereça mais atenção.


Mas afinal, o que é o Marketing de Conteúdo?
É uma tática usada na estratégia orgânica de uma empresa nas mídias sociais. Não é apenas um marketing comum, claro que o objetivo final é o mesmo, mas sua estrutura e forma de execução são diferentes. O objetivo maior é engajar o público, criar uma base fiel de pessoas, aumentar a consciência da marca e agregar valor.

Primeiro de tudo é que nesse tipo de estratégia há uma troca entre a marca e o usuário, que geralmente possui boas qualificações para se tornar um lead. Os usuários oferecem sua atenção em troca de conteúdos relevantes, que não possuem apenas o objetivo de venda, mas entregam algo interessante de volta. Ao invés de focar nos benefícios da marca logo de cara, cria-se uma base de público mais conectada e engajada com o negócio, auxiliando em estratégias de vendas no futuro. Dentre os benefícios que o marketing de conteúdo traz podemos citar: maior movimentação nos perfis, maior tráfego em sites, criar consciência de marca, educar o mercado, gerar vendas e até mesmo impulsionar a geração de leads.


A primeira fase
A primeira coisa a ser definida é a persona da marca e o cliente ideal (aquele que tem interesse nos produtos e serviços oferecidos e está disposto a investir), identificando os comportamentos, interesses, desejos, idade e as necessidades do público de impacto. Oferecer algum benefício em troca, alguma informação relevante, ou engajada com causas importantes, coloca a marca num ponto de destaque em relação as demais, fortalecendo o posicionamento da mesma.


Monitorar os concorrentes
Se no mundo físico já é difícil lidar com a batalha de concorrência, imagina no mundo digital onde tudo fica ainda mais acirrado. É por isso que se faz necessário analisar, mapear e monitorar frequentemente o que os concorrentes
estão fazendo, como é a comunicação que estão usando e o approach que mais dá retorno. Observar os formatos de publicação e redes que mais se sobressaem, que tem mostrado bom funcionamento e retorno. Toda informação é útil.

As táticas de marketing de conteúdo
Com a variedade de plataformas que temos atualmente como Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e a febre do momento, o TikTok, cada uma possui suas particularidades e táticas que funcionam melhor. Seja responder as marcações feitas no Twitter, criar vídeos com storytelling para o YouTube, fazer perguntas e enquetes nos stories do Instagram, usar tendências para criar posts e cards que trazem informações interessantes, usar o poder dos vídeos curtos dos reels para demonstrar algum benefício ou diferencial que o produto tem. Até mesmo responder possíveis reclamações feitas pelo twitter, por exemplo. Enfim, tudo isso mostra o quão a marca está ligada e atenta às opiniões e o que o público pensa. Aqui é muito importante verificar se a comunicação está sendo feita conforme o alvo definido, pois ela precisa ser certeira, chegar da forma correta e para a pessoa certa.


Atenção: todos os conteúdos devem conter call-to-action,
independentemente do tipo.


De olho nas informações
É de suma importância ficar por dentro dos números e informações fornecidos, como taxa de curtidas, comentários, os horários de mais engajamento, os dias onde há maior interação e, claro, manter sempre a consistência do conteúdo. Deu para entender a grandiosidade do marketing de conteúdo para as empresas no mundo digital? Deve-se dar ainda mais importância para aquilo que está atrelado à sua marca, pois tudo isso compõe a vitrine e tem o poder de destacar
uma marca em meio a outras milhões disputando o mesmo lugar.

Deixe um comentário