Menu

Blog

Trade Marketing Digital

Trade Marketing Digital

Conquistando o consumidor no meio digital

Trade Marketing Digital é uma estratégia que visa conquistar o consumidor no ponto de venda online, ou seja, no e-commerce. Seu objetivo é o mesmo do Trade Marketing tradicional, aquele realizado no ponto de venda físico, como em supermercados e farmácias, que é conhecer o shopper e entregar valor para ele.  Portanto, o Trade Marketing Digital tem como objetivo encantar e oferecer a melhor experiência no e-commerce, fazendo com que os consumidores não tenham nenhum atrito na hora da compra.

Como utilizar o trade marketing digital:

1. Forneça informações completas sobre o produto.

Sempre que for vender um produto pela internet pense na experiência de compra do usuário. Portanto, forneça todas as informações para que ele tenha certeza que está fazendo a escolha correta. Segundo o Índice de Qualidade do E-commerce – o EQI, o e-commerce brasileiro obteve a nota de 5,32 em 10, o que é muito ruim. Isso mostra que a experiência do consumidor online não está satisfatória. Portanto, você deve escrever uma descrição completa, imagens de qualidade e título coerente com cada item. É importante também sempre inserir a palavra-chave no texto, pois isso influencia diretamente o SEO da página fazendo com que o site apareça nas primeiras posições do Google.

Além disso, os mecanismos de busca levam muito em consideração a qualidade das informações do produto. Quanto mais relevantes elas forem, mais tempo o usuário vai passar na sua página. Logo, o rankeamento do e-commerce será melhor. Quando o usuário encontra todas as informações que precisa, a chance da compra ser realizada é grande. Assim, as vendas são otimizadas e o cliente é fidelizado.

2. Foque na experiência do usuário.

Investir em experiência do usuário online é fazer com que ele tenha no e-commerce as mesmas sensações que teria se estivesse comprando em uma loja física. Se você se colocar no lugar do seu cliente, terá muito mais chances de aumentar suas vendas. O usuário precisa encontrar com facilidade tudo o que ele precisa para fazer a compra. Assim, não há reclamações e arrependimento.

3. Aposte no visual

Quando você entra em um site e encontra imagens, vídeos, lâminas HTML, você confia mais nesse e-commerce? Provavelmente sim, não é mesmo? É a mesma situação com o seu cliente. Por isso, aposte no design! Além disso, assim como nas lojas físicas, e-commerces que valorizam a exposição dos seus produtos nas vitrines digitais, inserindo cada informação nos locais adequados, têm mais chances de aumentar suas vendas. Dessa forma, o consumidor percebe que a loja online tem uma lógica e é organizada. Por isso, é importante o varejista conhecer os produtos com maior rotatividade para desenvolver estratégias de marketing eficientes. Busque sempre superar as expectativas dos clientes!

4. Monitore a concorrência

Independentemente do tipo de negócio, é imprescindível compreender como os seus concorrentes estão trabalhando. Assim, você tem insights do que precisa melhorar e no que deve investir para que os usuários comprem de você e não de um concorrente. Busque compreender a fundo as estratégias da sua concorrência, se você estiver perdendo vendas para ela, entenda o motivo disso. A partir daí, você pode traçar ações para superar as dificuldades e se destacar dentre tantos e-commerces espalhados por aí. O Trade Marketing Digital é uma estratégia revolucionária para quem quer aumentar sua visibilidade online e conquistar clientes fidelizados à marca.

Não dá para negar o poder que a internet tem na vida das pessoas. E mesmo que o e-commerce ainda não represente uma alta lucratividade para os fabricantes, deixar esse canal de lado é perder muitas oportunidades de venda. O consumidor mudou seus hábitos e está cada vez mais exigente. Então, oferecer uma experiência de compra incrível a ele é o grande desafio para marcas e varejistas. Essa é a principal missão do Trade Marketing Digital.

Agora que você já sabe o poder do Trade Marketing Digital, é hora de adquirir mais conhecimento. Descubra porque a sua marca preciso de um departamento de Trade Marketing focado no digital.

Deixe um comentário